NÃO TENHO TEMPO
Em primeiro lugar, esperamos que você tenha tempo para ler este texto.
Este estudo sobre administração do tempo dirige-se especificamente a pessoas,
como você, que decidiu fazer um curso pela Internet. Muitas vezes as
pessoas acreditam que, "como não têm tempo para fazer um curso
presencial, então dá pra fazer um curso pela Internet, porque não exige muito tempo".
Temos dois aspectos a serem abordados aqui: o primeiro é que é
impossível fazermos qualquer coisa bem feita se não dedicarmos tempo e
atenção a ela. O segundo aspecto é aquele que trata do quê fazemos com
o nosso tempo, que prioridades temos na aplicação dele.
Sobre
o primeiro aspecto, você verá que cada curso tem uma série de
atividades que exigem dedicação de tempo de estudo, que poderá ser
diário ou nos finais de semana. Caso opte por estudar somente aos
finais de semana, precisará de uma sessão de estudos bem maior.
O
estudo pela Internet oferece pelo menos duas vantagens em relação ao
estudo presencial: a primeira é que você poderá dedicar-se inteiramente
ao estudo ganhando aquele tempo de deslocamentos necessários nos cursos
presenciais; a segunda vantagem é que você mesmo pode estabelecer seus
horários de estudo, exceto quando há alguma atividade síncrona, como um
Chat, por exemplo.
Sobre
o segundo aspecto, aquele que trata da administração do tempo, este
texto objetiva fornecer algumas dicas para que você obtenha o melhor
aproveitamento possível na sua capacitação, estudando com qualidade e
desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes. E o primeiro passo
para que isto ocorra é uma atitude favorável ao estudo e à participação
nos debates promovidos na sua turma.
Sabemos
que as pessoas têm diversas atividades durante o dia que consomem
tempo: dedicação à família, trabalho, estudo, leituras, lazer,
entretenimento, refeições, deslocamentos, cuidados pessoais, atenção e
contatos com outras pessoas, atendimento ao telefone, sono, descanso,
fazer nada, etc. Como conciliar todas estas atividades com mais uma:
"curso via internet". Como atender a todas essas demandas? Como
distribuir o tempo, sempre tão escasso, entre todas essas inevitáveis
atividades?
Para
responder a essas perguntas, algumas ações e atitudes são necessárias e
decisivas: planejamento, organização, comprometimento e autodisciplina.
Planejar para programar a quantidade de atividades que se possa
realmente realizar; organizar para ter produtividade e o melhor
aproveitamento do tempo; comprometimento para com o planejado; e
autodisciplina para entender que a realização de quaisquer tarefas
exige 90% de transpiração e 10% de inspiração.
Reunimos
aqui uma série de dicas com o objetivo de ajudar no melhor
aproveitamento do seu tempo, e para que você realize este curso com
extraordinária qualidade na aprendizagem. Como dissemos no começo deste
texto, estamos na torcida para você escolher dedicar o tempo necessário
para lê-lo com atenção. Melhor ainda se você ler com concentração.
Concentração, aliás, importante na leitura do conteúdo curso, na
leitura dos e-mails e dos textos complementares, bem como nas
participações nos debates abertos na sua turma.
No
estudo dos cursos pela Internet, o ideal é programar-se para estudar no
mínimo durante uma hora todos os dias, numa só sessão de estudo, sem
interrupções que prejudicam a atenção e a concentração. Portanto, se
você pretende estudar no seu trabalho, dedicando-se nos pequenos
intervalos daquele tempo que "sobra" durante o expediente, recomenda-se
baixar o material, imprimi-lo e organizar-se para estudar de uma só vez
uma unidade ou capítulo, fazendo as devidas anotações e, ao final da
unidade, acessar o curso e fazer as interações com o conteúdo que o
texto recomenda, bem como participar dos debates na comunidade ou nos
fóruns. Imprimindo o material você poderá estudar em local e horário
adequados, e a participação nos debates contribuirá decisivamente para
uma aprendizagem eficiente. Oriente-se pelo cronograma do curso, pois
ele indica o tempo para cada unidade de estudo.
Dicas para economizar tempo
Planejamento: o tempo dedicado ao planejamento poupa um tempo bem maior na execução, e melhora os resultados.
Organização: a organização facilita a execução, aumenta a produtividade e evita o estresse.
Telefone: use-o com parcimônia, e para evitar deslocamentos desnecessários.
Comunicação:
a linguagem simples, concisa e isenta de ambigüidades assegura a
compreensão e poupa tempo com a eliminação de mal-entendidos.
Concentração:
concentrar tempo e atenção às tarefas aumenta a produtividade e
proporciona motivação pela percepção da coisa realizada.
Alguns economizadores de tempo
- Utilização de agenda
- Fazer relação de afazeres
- Definição de metas
- Definição e acompanhamento de prioridades.
- Organização das tarefas
- Organizar as informações usadas com freqüências para tê-las à mão
Alguns desperdiçadores de tempo
- Falta de planejamento
- Indisciplina
- Indefinição de objetivos
- Indefinições de prioridades
- Má utilização dos recursos (telefone, fax, xerox, computador)
Soluções práticas
- Estabeleça metas anuais, mensais, semanais e diárias
- Programe as atividades do dia em função dessas metas
- Relacione as atividades do dia
- Identifique as atividades mais importantes e priorize-as
- Controle diariamente as atividades realizadas
- Saiba onde seu tempo é realmente empregado
- Estabeleça início e fim para as atividades
- Melhore suas rotinas e hábitos de trabalho
- Seja realista e esteja consciente das limitações do tempo disponível
- Não inclua atividades em excesso. Evite frustrações.
- Preveja uma pequena reserva de tempo para imprevistos
Pense sempre sobre a importância e a urgência
das atividades, para que você possa estabelecer suas prioridades.
Classifique suas atividades dentro de uma destas definições. Imaginemos
um quadrado dividido em quatro partes iguais, e a cada parte chamaremos
de quadrante. Em cada quadrante colocaremos as atividades classificadas
como:
1) Nem importante e nem urgente
2) Não importante, mas urgente
3) Importante, mas não urgente
4) Importante e urgente
Nem importante e nem urgente
Atividades
como bater papo ao telefone, jogar paciência no computador, assistir
televisão, podem ser classificadas neste quadrante.
Não
é nem preciso dizer que não devemos dedicar muito tempo a atividades
classificadas como nem importante e nem urgente, não é mesmo?
Não importante, mas urgente
Comece
perguntando-se: "Quais serão as conseqüências se eu não fizer isto
hoje?" Haveria uma atividade mais importante do que esta para ser
realizada hoje?
Importante, mas não urgente
Se
você postergar a realização de uma atividade importante, o tempo vai se
esgotando e de repente ela se tornará urgente. Melhor fazer um
cronograma das atividades e classificá-las para evitar que as
atividades importantes se percam entre as urgentes.
Importante e urgente
Se
você organizar e programar suas atividades, estará evitando que
atividades importantes se tornem urgentes. Por que? Pense nestas
situações:
- Coisas importantes, mal-feitas
- Coisas não importantes, mal-feitas
- Coisas importantes, bem-feitas
- Coisas não importantes, bem feitas
Eficiência x Eficácia
Para
efeito do nosso estudo do tempo, vamos interpretar eficiência como
fazer, executar a tarefa; e eficácia como fazer bem feito.
Coisas não importantes, mal feitas
Coisas
não importantes e mal-feitas indicam baixa eficiência e baixa eficácia
ao mesmo tempo. Para fazê-las mal-feitas, melhor deixar de lado as
coisas não importantes e dedicar-se às mais importantes.
Coisas importantes, mal feitas
Esta
situação indica a combinação de eficácia com baixa eficiência. Fazer as
coisas na correria da última hora é uma forma de obter essa má
combinação.
Coisas não importantes, bem feitas
Aqui temos baixa eficácia e alta eficiência. Que tal dedicar o tempo a coisas importantes?
Coisas importante, bem feitas
Quem
administra seu tempo com eficácia e executa suas tarefas com
eficiência, aumenta as chances de atingir seus objetivos. Realiza as
coisas importantes com o devido tempo e aumenta suas chances de
realizar suas atividades e dedicar-se ao estudo e à participação na
comunidade de aprendizagem colaborativa. O segredo aqui é riscar da sua
lista de afazeres as atividades não importantes.
Diante
do que foi explicitado vale mais uma observação acerca do tempo. Diz
respeito a duas palavras da língua grega: Chronos e Kairos. Chronos é o
tempo dos relógios, é o mensurável, o tempo cronológico, é o tempo
decorrido. E Kairos é o tempo em relação aos valores, à qualidade, é o
tempo vivido. Então, podemos dizer que vivemos muito Chronos e pouco
Kairos. Praticamente utilizamos o tempo Chronos como parâmetro para
tudo. Na nossa relação com os amigos, com o trabalho, com os estudos.
Bodil Jönsson em seu livro: "Dez considerações sobre o tempo", escreveu: o tempo não é uma questão que se possa resolver de uma vez por todas. Trata-se de um processo que dura a vida toda.
Que tal então a proposta de não utilizar mais a frase "Não tenho tempo?"
BIBLIOGRAFIA
Alexander, Roy
Guia para a administração do tempo / Roy Alexander. Rio de Janeiro: Campus, 1995
Palloff, Rena M.
O aluno virtual:
um guia para trabalhar com estudantes on-line / Rena M. Palloff e Keith
Pratt; trad. Vinícius Figueira. – Porto Alegre: Artmed, 2004
Emmett, Rita
Não deixe para
depois o que você pode fazer agora / Rita Emmett; tradução de Vera
Maria Whately. – Rio de Janeiro: Sextante, 2003.