16 de fevereiro de 2010

QUAL A MELHOR RELIGIÃO?

 

Breve  diálogo entre o teólogo  Leonardo Boff e Dalai  Lama.

Leonard  Boff explica:

“ No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre povos, no qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

  • “Santidade, qual é a melhor religião?” (Your holiness, what’s the best religion?) 
    Esperava que ele dissesse:

“É o budismo tibetano” ou “São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo.”

O  Dalai Lama fez uma  pequena pausa, deu um  sorriso, me olhou bem  nos olhos – o  que me desconcertou  um pouco, porque eu  sabia da malicia contida  na pergunta – e  afirmou:

“A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito”. 
“É aquela que te faz melhor.”

Para  sair da perplexidade  diante de tão sábia  resposta, voltei a perguntar;

  • “O que me faz melhor?”
  • Respondeu ele:

-  “Aquilo que te faz  mais compassivo” (e  aí senti a ressonância  tibetana, budista, maoísta  de sua resposta), aquilo  que te faz mais  sensível, mais desapegado,  mais amoroso, mais humanitário,  mais responsável...

Mais  ético... 
A religião que conseguir isso de ti é a melhor religião...

Calei,  maravilhado, e até  os dias de hoje  estou ruminando a sua  resposta sábia e irrefutável...

Não  me interessa amigo,  a tua religião ou  mesmo  se  tem ou não religião.

O  que realmente importa  é a tua conduta  perante o teu semelhante,  tua família, teu trabalho,  tua comunidade, perante  o mundo...

Lembremos: 
“O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos”.

A  Lei da Ação e  Reação não é exclusiva  da Física. Ela está  também nas relações  humanas. Se eu ajo  com o bem, receberei  o bem. Se ajo com  o mal, receberei o  mal.

Aquilo  que nossos avós nos  disseram é a mais  pura verdade:

“terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros”.

Para  muitos, ser feliz não  é questão de destino.  É de escolha.

Pense  nisso.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desta dica? Divulgue para seus amigos. Envie suas sugestões. Nos envie informações para melhorar ou ampliar esta dica. Esperamos sua participação.